terça-feira, 2 de julho de 2013

Quebrando a cuca - parte 1


Boa noite pessoal. Bom, o nosso grupo optou por montar a oficina sobre a documentação médica que uma pessoa tem ou possa ter no decorrer de sua vida. Como exemplo prático queremos saber, segundo a análise de vocês, o que torna o atestado médico, na imagem abaixo, não autentico? Lembrem-se de levar em consideração principalmente o que está marcado em evidência.

Tamanho original

Fonte: http://www.fenapef.org.br/fenapef/noticia/index/32729

3 comentários:

  1. Não se esqueçam de fazer a análise diplomática e tipológica também..

    ResponderExcluir
  2. O presente documento, um atestado médico, no suporte de papel, no qual a função seria atestar a incapacidade da suposta paciente ao trabalho não é autêntico. Primeiramente vemos que o papel não é padrão e a linguagem está muito informal, o que pode fazer com que a autenticidade do documento seja contestada. Mas o ponto decisivo é porque não foi assinado pela pessoa responsável, já que a reportagem diz que a assinatura e a letra não conferem com a do médico que está atestando.

    ResponderExcluir
  3. O atestado em questão apresenta diversas falhas, revelando não ser autêntico, nem verídico. Além dos pontos enumerados pelos colegas do Grupo Odisseia, podemos observar que o documento está fora dos padrões éticos da Medicina, assim como o papel utilizado; e o CID (Código Internacional de Doenças) não existe. Este atestado foi utilizado por duas mulheres para que uma delas conseguisse um benefício para pessoas com deficiência física.
    O grupo Odisseia não fez a análise diplomática completa.
    Análise Extrínseca:
    Nome do Documento: Laudo Psiquiátrico
    Suporte: Papel
    Gênero: Textual
    Espécie: Atestado
    Forma: Original
    Formato: Folha A5
    Tipologia:Atestado de Doença Psiquiátrica
    Análise intrínseca:
    As informações contidas no laudo parecem ter sido feitas atrás de outro documento de um Hospital do estado do Acre, pois dá pra ver apenas uma leve sombra das informações desse documento e o texto, nem o papel apresentam número de telefone ou qualquer meio de contato.

    ResponderExcluir