quinta-feira, 6 de junho de 2013

Atividade Individual - Larissa Caddah

Bom dia! 
Então, seguindo o que Rousseau e Couture, são sete as funções arquivísticas: produção, avaliação, aquisição, conservação/presevarção, classificação, descrição e difusão.


  • Produção: Contempla os procedimentos relacionados à manutenção do maior rigor possível na produção dos documentos de arquivo, abrangendo definição de normas, conteúdo, modelos, formato e trâmite.

  • Avaliação: processo multidisciplinar de análise que permite a identificação dos valores dos documentos, para fins da definição de seus prazos de guarda e de sua destinação final (eliminação ou guarda permanente).
  • Aquisição: Contempla a entrada de documentos nos arquivos correntes, intermediário e permanente; refere-se ao arquivamento corrente e aos procedimentos de transferência e recolhimento de acervo.
  • Conservação/Presevarção: Conservação é um conjunto de ações estabilizadoras que visam desacelerar o processo de degradação de documentos ou objetos, por meio de controle ambiental e de tratamentos específicos (higienização, reparos e acondicionamento). Preservação é um conjunto de medidas e estratégias de ordem administrativa, política e operacional que contribuem direta ou indiretamente para a preservação da integridade dos materiais. 
  • Classificaçãoé uma função importante para a transparência e o compartilhamento de informações, que são caminhos seguros para a tomada de decisão, para a preservação da memória técnica e administrativa das organizações contemporâneas e para o pleno exercício da cidadania. Ela é uma atividade reconhecida, pela maior parte dos autores que tratam da questão, como matricial. Ela precede todas as outras atividades.
  • Descriçãoé um conjunto de procedimentos que leva em conta os elementos formais e de conteúdo dos documentos para elaboração de instrumentos de pesquisa; é proveniente do processo de classificação e de avaliação.
  • Difusão: acessibilidade do documento para o usuário, também a difusão da informação em si. 
Os documentos arquivísticos digitais tem as mesmas funções que um documento arquivístico físico, portanto, as funções arquivísticas também são aplicadas nos documentos arquivísticos digitais, claro que tendo algumas adaptações por ser um suporte diferente. Tudo tem que ser feito com a finalidade de manter a autenticidade e a integridade do documento, e visando o acesso ao usuário e tomando os cuidados e precauções para que o suporte, ou software não se torne obsoleto. 

Larissa Caddah - 11/0014987

Nenhum comentário:

Postar um comentário