segunda-feira, 3 de junho de 2013

2- Atividade Individual

Conforme Rousseau e Couture (1998), as sete funções arquivísticas são (não segue ordem):

-Produção: criação ou recebimentos de informações no decorrer das atividades de uma instituição ou pessoa, com o intuito de produzir apenas o necessário, informações importantes.
Devem ser elaboradas normas e procedimentos, não só arquivísticas, mas também administrativas, legais, políticas, etc. que dizem respeito à criação e recebimento de documentos, o trâmite e uso destes em meio digital. Seria interessante o uso padrão, como assinatura digital, marca d’água, formatação de texto, etc.

-Avaliação: é ela quem vai dizer o valor que o documento possui, se é primário (administrativo) ou secundário (valor histórico, probatório ou informativo), baseado no decorrer de suas atividades.
Os documentos digitais também devem passar pela avaliação, determinando seu valor e os seus prazos de guarda.

-Aquisição: é a passagem do documento pelas três idades documentais, e remete também a aquisição por meio de recolhimento, doação, etc.
Nos arquivos digitais deve-se ter uma atenção maior sobre a passagem deles pelas idades documentais, pois é mais difícil de controlar, mesmo por conta da produção instantânea de documentos (arquivísticos ou não).

-Descrição: é um conjunto de procedimentos que visa à identificação dos documentos e elaboração de instrumentos de pesquisas ou meios de busca, observando as características de seu conteúdo e forma.
No meio digital, a busca e a identificação de informação/documento/processo é bem mais rápida e precisa, e por isso deve haver também a classificação dos digitais, seguindo os mesmos critérios dos documentos que não possuem o suporte em metadados.

-Classificação: classificar os documentos em grupos ou categorias comuns, a fim de facilitar a recuperação da informação.
Assim também a classificação se aplica aos documentos arquivísticos digitais, de acordo com suas necessidades, e devem estar em seus devidos fundos.

-Conservação/Preservação: processo que visa manter a integridade física do documento, evitando assim a degradação deste.
O grande desafio em meio digital é manter esses arquivos sempre atualizados e garantir o acesso sempre que necessário.

-Difusão: tem o objetivo de tornar público o acervo de uma instituição e, principalmente, visando à aproximação do arquivo com o usuário.

O acesso em meio digital é amplo e mais “fácil”, o que facilita e chama a atenção do usuário. Claro que para isso deverá ter normas de uso, e a instituição, o arquivista, deverão divulgar e promover o acesso dos usuários nesse meio, atendendo suas demandas de forma rápida e segura. 


Laíssa Domingues - 11/0062671

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