sexta-feira, 19 de abril de 2013

Atividade do dia 12/04 - MCE Byte



Ao recebermos os documentos e analisarmos, resolvemos dividi-los em 4 grupos, cada um voltado a uma área da empresa.

Primeiro o financeiro, que colocamos dentro dele, dois dos documentos:

1. Financeiro
1.1 Nota Fiscal
1.2 Tabela de Preços


            Segundo, a parte de recursos humanos, em que conseguimos encaixar só um dos documentos

2. Recursos Humanos
2.1 Ficha Funcional


            Depois, inserimos na de Marketing e Propaganda dois dos documentos que julgamos se encaixar:

3. Marketing e Propaganda
3.1 Folders
3.2 Imagens Virtuais


            E finalmente por último, a parte de contratos e solicitações:

4. Contratos e Solicitações
4.1 Pedidos para realizar viagem 

2 comentários:

  1. Respondendo ao comando do post: "Metendo o dedo na bagunça dos outros!", que se encontra no blog-mãe.

    Eu senti falta da parte diplomática no trabalho, onde deveria conter os elementos característicos dos documentos, conforme a Janice explica: “Por mais variados que sejam os documentos costumam apresentar elementos característicos comuns: suporte, forma, formato, gênero, espécie, tipo e contexto de produção.” (Janice, P. 18). Em minha opinião a análise diplomática é muito importante, porque é com ela que nós “conhecemos” o documento pelo qual estamos lidando. Outra coisa que senti falta foi a avaliação dos documentos, por quanto tempo e onde esses documentos serão guardados? Quais os documentos vão ser eliminados e quais irão para o arquivo permanente?
    Eu concordo com a classificação por assuntos que o grupo fez, porque a classificação por assuntos define a organização física dos documentos arquivados.
    “A classificação por assuntos é utilizada com o objetivo de agrupar os documentos sob um mesmo tema, como forma de agilizar sua recuperação e facilitar as tarefas arquivísticas relacionadas com a avaliação, seleção, eliminação, transferência, recolhimento e acesso a esses documentos.” (Conarq, P. 9).
    Em “Marketing e Propaganda”, o grupo classificou as imagens virtuais como documento de arquivo, eu não concordo com essa classificação do grupo, pois em minha opinião as imagens virtuais que foram encontradas avulsas na gaveta do Diretor da empresa não são documentos de arquivo.

    Uma ótima semana á todos vocês!
    Agatha Cristinny - 11/0007387

    ResponderExcluir
  2. Como foi falado o objetivo da classificação é, basicamente, dar visibilidade às funções e às atividades do organismo produtor do arquivo, deixando claras as ligações entre os documentos (Janice, P. 06). Então discordando da colega, classificar os documentos Pensando em seus assuntos, vai fazer com que eles percam as relações orgânicas dos documentos com a instituição produtora. Os documentos de arquivo, por outro lado, são dotados de organicidade, isto é, estão organicamente relacionados entre si em função das atividades do titular (Lopez, p. 04). Essa separação pode ser muito perigosa, pois podem tratar os documentos como coleção.
    Já a forma como os documentos foram classificados, mostra-se aparentemente genérica. As classes e as subclasses feitas dividiram os documentos pelos temas e não pelas função que os produziram. Também houve a omissão do uso da análise diplomática dos documentos, que nos possibilita conhece-los melhor e suas funções.

    Juliana Pinheiro Farias 11/0014634

    ResponderExcluir