sexta-feira, 12 de abril de 2013

Analisando Objetos

Começamos então uma nova atividade, a ser aqui a baixo explicada:
A atividade proposta foi para que pegássemos alguns objetos de diversos tipos, e falássemos qual era o documento (cada um em si), como por exemplo, um preservativo, se era documento de arquivo ou não, e quais as características desses documentos. Após debate em sala de aula, cada grupo analisou o seu “kit” com os objetos, e com outro grupo, que havia pegado o mesmo kit, trocaram suas opiniões. 

Então vamos lá...

O primeiro documento analisado pelo grupo 1 foi uma folha contendo uma mensagem de correio eletrônico em suporte de papel. Sua informação principal era a confirmação da emissão de bilhete de passagem.

A segunda análise foi realizada em um convite de casamento, que estava no suporte de papel e continha informações sobre o evento e convites individuais.

O documento de Registro Geral foi caracterizado como um documento em suporte de papel, textual e iconográfico.

O preservativo não foi considerado um documento de arquivo e não havia descrição de suas principais características.

A Credencial de identificação da União dos Escoteiros do Brasil foi considerada documento de arquivo e está no suporte de plástico, é textual e iconográfica.

A folha contendo informações sobre a reserva de transporte é documento de arquivo, em suporte papel, textual.

O guia de exposição é documento de arquivo, apresentando informações sobre o evento, em suporte plástico.  Após discussão em sala, observou-se que era, na verdade, um convite.

A credencial de identificação da UEB está em suporte plástico, é textual e iconográfico.

A insígnia não foi considerada um documento de arquivo pelo grupo 1 e não havia descrição de suas características na atividade.

O objeto que serve para amarrar o lenço de Escoteiros não havia descrição de suas características e não foi considerado documento de arquivo pelo grupo.

Vale frisar que os objetos serão considerados documentos de arquivo de acordo com seu contexto e com a importância dada por seu produtor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário